Fale conosco e agende o Alinhamento do seu carro com o Grupo Siqueira Pneus.

A falta de alinhamento, ou o alinhamento parcial causa desgaste irregular dos pneus e deixam o volante torto. No Atacadão Pneus o alinhamento é realizado como recomendam as montadoras. Assim, nossos profissionais verificam alguns dos principais ângulos da geometria veicular:
- Convergência/Divergência
- Cambagem
- Caster
Agende o Alinhamento do seu carro com o Grupo Siqueira Pneus.

Diferentemente do que muita gente pensa, o amortecedor não é responsável por absorver aquelas pancadas quando o carro cai num buraco. Esse trabalho é das molas. O amortecedor faz um trabalho paralelo; funciona como um freio, que para as oscilações da mola, causadas pelas irregularidades do piso. Ou seja, mantém o contato permanente entre o pneu e o solo.
Os amortecedores ultrapassados e danificados provocam o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem (perda de contato do pneu com o solo devido à lâmina de água que se forma na pista), balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade. Além disso, um veículo a 50km/h, com apenas um amortecedor gasto, pode aumentar a distância de frenagem em dois metros.
Segundo testes de fabricantes, se o carro estiver com os quatro amortecedores na metade da durabilidade em uma curva, o motorista começa a perder o controle do veículo a 57 km/h, bem antes que o equipamento em boas condições.
A troca do amortecedor deve ser feita após um criterioso exame visual, no qual se verifique o estado de componentes como bucha, selo, haste etc., além de possíveis vazamentos. Não existe um equipamento que teste de forma eficiente o estado dos amortecedores.
Agende o Alinhamento do seu carro com o Grupo Siqueira Pneus.

O balanceamento é uma das formas mais simples de economizar na manutenção do pneu, já que impacta diretamente em seu desgaste irregular. Agende com o Grupo Siqueira Pneus e faça uma revisão no balanceamento quando:
- Trocar um ou mais pneus;
- Sentir trepidação no veículo;
- Consertar o pneu.

A principal função da embreagem é a ligação progressiva do motor com a transmissão nas arrancadas da imobilidade. Secundariamente, ela facilita as trocas de marcha e permite o perfeito trabalho dos sincronizadores da caixa de mudanças.
Substituir o conjunto de embreagem não é apenas retirar o platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no lugar. Junto da embreagem existem vários componentes que podem sofrer desgastes simultaneamente e, por esse motivo, o profissional verifica todos os envolvidos e os substitui sempre que necessário.
Fique atento aos principais sinais de desgaste no conjunto:
- Pedal de embreagem dura;
- Ruídos de acionamento;
- Ronco em marcha;
- Dificuldade no engate das marchas;
- Falta de potência de arranque.
Agende uma verificação do conjunto de Embreagem do seu carro.

Os veículos modernos dispõem de um sistema eletrônico cujos componentes vieram substituir os carburadores, a chamada injeção eletrônica. Uma central eletrônica recebe informações de sensores e atuadores distribuídos pelo motor e componentes do carro (velocidade, pressão do ar, temperatura, ar condicionado, direção hidráulica, etc.) e com isto gerencia, numa fração de segundo, frequência e quantidade de combustível a ser injetado na câmara de combustão do motor.
Devido a sua complexidade, o Sistema de Injeção Eletrônica de combustível de seu carro somente deve ser manuseado por profissionais competentes. A manutenção preventiva poderá corrigir a formação de carvão na câmara de combustão, evitando danos ao motor.

O sistema de freio requer atenção especial, por ser um dos pontos fundamentais para manter a segurança do carro. Uma atitude econômica é checar periodicamente o estado das pastilhas de freio, pois seu desgaste excessivo, além de comprometer a dirigibilidade, também causa a necessidade de troca do disco de freio. O fluido de freio deve ser substituído a cada 12 meses ou, em torno de 10.000 km.
Você deve agendar uma revisão no sistema de freio quando:
- O pedal do freio for até o fundo, mesmo que somente algumas vezes;
- O carro ou pedal vibrar ao pisar no pedal de freio;
- O carro “puxar” para algum lado quando freia;
- Ouvir algum chiado ou ronco quando pisa no freio;
- O pedal de freio estiver muito duro;
Agende a revisão do sistema de freios do seu auto com o Grupo Siqueira Pneus.

A troca de óleo deve seguir as recomendações do manual de cada veículo, mas o motorista deve tomar cuidado com manuais antigos, que previam trocas a cada 20 mil quilômetros. Essa quilometragem foi especificada inicialmente por fabricantes na Europa, que se baseavam em outras condições e também especificavam o óleo correto a ser usado.
A maioria dos manuais indica que o motorista que roda pouco, e em condições severas, ou seja, por vias urbanas, em trânsito congestionado, em velocidade média abaixo de 60km/h e em percursos com menos de 15 minutos, deve trocar a cada seis meses. Já aquele que roda a maior parte do tempo em rodovias, deve fazer a troca a cada 5 mil km.
Ao trocar o óleo, substitua sempre o filtro de óleo. O material filtrante, no interior do filtro, é papel, semelhante ao coador de café, por isso o desgaste é rápido.
Dica:
A troca de óleo e do filtro fora do tempo ou da quilometragem correta, o uso de lubrificante fora das especificações e abastecimento com combustível fora das especificações causa o fenômeno da borra – quando o óleo vira uma espécie de pasta que danifica o motor.